München e Salzburg

O Motivo

Cerveja e Música pareceram-nos dois excelentes motivos para viajar, daí que Munique e Salzburgo tenham encaixado na perfeição. Se Munique forneceria a cerveja, Salzburgo permitiria conhecer a obra de Mozart e, quem sabe, seguir os passos da família Von Trapp de "Música no Coração".

A Preparação

Os Vôos

Tentamos sempre que as viagens que fazemos tenham o melhor rácio benefício/custo. Esta vez não constituíu exceção à regra e reservámos os vôos mais em conta. Havia quatro hipóteses em cima da mesa: sair para Munique ou para Salzburgo e voltar de Munique ou Salzburgo. A opção ir e vir de Munique revelou-se a mais económica, pois os vôos para e de Salzburgo eram muito caros. Também as viagens de comboio/autocarro entre as duas cidades ficavam em conta, pelo que se fizeram desde logo as marcações necessárias. Para poder usufruir melhor da beleza dos percursos, optou-se por fazer a ligação entre Munique e Salzburgo de autocarro e o regresso de comboio (com ligação posterior ao Aeroporto de Munique).

O Alojamento

Não tendo optado pelos mais económicos, constituíu a melhor opção no que diz respeito à combinação das variáveis habituais: distância a pé ao centro histórico, custo por noite, inclusão de pequeno-almoço (ou não) e qualidade do quarto. Assim, reservamos com antecedência (embora com opção de cancelamento tardio) o Premier Inn Zentrum, em Munique, e o Hotel Lasserhof, em Salzburgo.

Os Cartões Turísticos

Tendo em consideração que os museus em Munique, ao Domingo, têm um custo simbólico de 1,00€, optámos por comprar um Cartão de Transporte de 24 horas para o sábado.
Em relação a Salzburgo, adquiriu-se o Salzburg Card para 48 horas, considerando as atrações que iríamos visitar nesses dois dias (terça-feira e quarta-feira).

O Roteiro

As informações necessárias para se tentar usufruir ao máximo de Munique e Salzburgo, em apenas 3+2 dias, foram retiradas de vários blogues de viagens, do TripAdvisor e, essencialmente, da procura dos locais "menos turísticos" de cada cidade. As escolhas finais recaíram sobre as atrações mais consentâneas com os nossos interesses pessoais, considerando também os trajetos percorridos diariamente, que se pretendiam curtos e pouco cansativos.

O Roteiro

Dia 1 (Braga - Porto - Lisboa - München)

Saímos de Braga em direção ao Aeroporto Fransciso Sá Carneiro, Porto. Depois de deixar a viatura num parque a cerca de 5 minutos do Aeroporto, seguimos viagem em vôo regular da TAP (com escala de 2h30m em Lisboa) para Munique. Aí, entramos num S-Bahn (já tínhamos adquirido o bilhete de grupo para 24 horas) e apreciamos o passeio até à Karlsplatz, onde saímos. Cinco minutos a pé, check-in feito num abrir e fechar de olhos e diretos à cama que o dia já ia longo e o seguinte assustava.

Dia 2 (München)

Tomámos o pequeno-almoço no Schmalznudel - Cafe Frischut (na Praelat-Zistl-Strasse, n.º 8). Enquanto seguíamos para a Marienplatz, aproveitamos para disfrutar de uma atuação ao ar livre por parte de um quinteto que alternava temas clássicos com covers de temas contemporâneos. Consta que também fazem casamentos, batizados, divórcios e funerais. Apreciámos a Mariensäule enquanto aguardámos (nós e as restantes 2000 pessoas que enchiam a praça) pelas 11h para ver a animação na torre da Neuer Rathaus, à qual subimos para ter uma vista panorâmica sobre a cidade.
Visitámos a Peterskirche e fomos almoçar no Viktualienmarkt.

Dia 3 (München)

...

Dia 4 (München - Salzburg)

...

Dia 5 (Salzburg)

...

Dia 6 (Salzburg - München - Lisboa - Porto - Braga)

...


Comentários